1 de abr. de 2010

Três dicas para ser um bom ouvinte

Você se considera um bom ouvinte? Acha que pode melhorar a sua capacidade de ouvir? O que ganhamos quando nos tornamos melhores ouvintes? Muitos desentendimentos com consequências desastrosas ocorrem pelas incapacidades das partes ouvirem o que a outra diz.

Muitos especialistas vem tentando encorajar, sem muito sucesso, as pessoas a se tornarem melhores ouvintes. Para fazer a outra parte ouvir bem, não se trata de falar aos berros ou intimidá-la, para fazer-se respeitado e ouvido. É, sobretudo, conseguir que a outra parte lhe dê atenção e entenda realmente o que está sendo dito.

Porém, para que você consiga ser ouvido é preciso aprender, primeiro, a ouvir. Neste quesito há três dicas que, se observada com cautela, darão bons resultados:

1. Pense além do que está sendo dito. Não ouça apenas as palavras, atenha-se as ideias do interlocutor;

2. Reflita. Faça uma breve pausa, resuma mentalmente o que está sendo dito e cheque com a outra parte para ter certeza de que você está entendendo o conteúdo;

3. Interprete as entrelinhas. Observe as dicas não verbais que poderá indicar que o falante não está dizendo. Muitas vezes, o que ele não diz é tão importante quanto o que ele expressa.

Pense nisso e ótimo dia,

Nenhum comentário: