28 de fev. de 2010

As visitas de benchmarking

Naturalmente, depois de uma cuidadosa seleção das empresas a serem visitadas, o próximo passo foi interagir para que o processo de benchmarking fosse bem sucedido, como foi.

Todos desejávamos ver de perto as estratégias e táticas adotadas pelas empresas de lá para superarem, com sucesso, a enorme crise financeira que se abateu sobre aquele país em 2009. A primeira visita foi em uma concessionária da marca Honda. Passamos uma manhã toda entendendo o funcionamento operacional daquela bem organizada e administrada empresa.

Fomos atendidos pelo bem articulado diretor comercial Mr. Jerry Patterson que não só nos deu detalhes das operações, como também, mostrou in loco o funcionamento de alguns setores da organização. O ponto forte da empresa é o foco nas pessoas, processos e procedimentos.

Durante as visitas aos diversos departamentos da empresa, comprovamos que o discurso bem preparado e apresentado na sala de reunião estava em perfeita sintonia com o que víamos nas áreas operacionais.

Quadro de gestão a vista bem organizado e atualizado, sinalização inteligente para os clientes e notória motivação das equipes de colaboradores. Ficamos todos muito bem impressionados com a ótima estrutura para acolher o cliente.

Há sala de movie theatre muito bem equipada e com pipoca, refrigerante, boa variedade de doces e tudo mais para agradar os clientes. As cadeiras são confortáveis e os filmes selecionados pelo pessoal de marketing que recorre a pesquisas, lançamentos etc, para garantir atratividade.

Quando passamos pelo local, conferi o relógio que registrava 10h30min. Contei uns 15 clientes ligados no filme daquela manhã. Também, há cadeiras de massagem e massageadores, salão de beleza, máquinas com acesso free a internet, equipamentos para venda de bebida e comestíveis. Há uma boa variedade de opções para entreter o cliente enquanto aguarda pelo carro.

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