26 de abr. de 2012

Porque atletas como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Kaká falham quando mais se esperam deles?

O que leva um time de tanto sucesso como o Barcelona, considerado por muitos o melhor time do mundo, aparentemente imbatível, sucumbir diante do time Inglês Chelsea,adversário convenhamos, menos expressivo? E como explicar o Messi, seu principal atleta, perder um pênalti decisivo?

O que dizer do milionário time do Real Madri que em pleno Estádio Santiago Bernabéu foi abatido pelo Bayern de Munique? Como aceitar que o Cristiano Ronaldo, seu principal atleta, tenha perdido um pênalti decisivo?

Porque os melhores falham nos momentos que mais se esperam deles? O esporte coletivo costuma ser uma boa fonte de inspiração para nossas vidas. Nesta semana, podemos recorrera alguns acontecimentos no futebol mundial para refletir nossos momentos.

A verdade é que criamos a imagem de super atletas, e por alguns instantes somos induzidos a crer que eles são super homens. Claro que são extremamente habilidosos, disciplinados com os treinamentos e conhecem como poucos a arte de fazer gols e alegrar os torcedores.

Porém, são humanos e sujeitos as falhas como qualquer outro. Além disso, é preciso levar em conta que quando falharam estavam exaustos físico e emocionalmente. Com os dois componentes mais importantes abalados, há de se convir que fica mais difícilacertar.

Além disso, tomando o jogo do Real Madri com o Bayern de Munique como exemplo, além do Cristiano Ronaldo, outros quatro grandes atletas, inclusive o Kaká,desperdiçaram seus pênaltis. Naturalmente, a cobrança da torcida recai sobre o atleta mais famoso, pois dele se espera sempre mais.

Em nossas vidas não é diferente. Quando tudo parece perfeito, algo surge em nossa trajetória como se quisesse nos lembrar de que não somos tão perfeitos como pode parecer em alguns momentosde nossa trajetória. Então, diante da vitória e do fracasso, o melhor mesmo é mantermos uma postura de aluno e agir com sapiência, pois Sócrates já ensinava: “a humildade é o primeiro degrau para a sabedoria” .

Pense nisso e ótima semana!

Clique aqui e curta a página do Vencendo Barreiras no facebook

Nenhum comentário: