4 de jul. de 2011


É um escritor, business coach e conferencista. Foi diretor da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores - FENABRAVE e do Sindicato dos Concessionários de Veículos – SINCODIV, ambos da Regional de Minas Gerais. Foi diretor do grupo Mesbla de 1973 a 1993. Atualmente, é presidente do Instituto das Concessionárias do Brasil – ICBR.

Formou-se em Ciências Contábeis em 1982, pela universidade Gama Filho em Piedade, Rio de Janeiro. Em 1998 formou-se em Direito pela Universidade Estácio de Sá, no Rio Comprido, Rio de Janeiro. Em 2001 completou seu mestrado pela Fundação Getúlio Vargas, FGV– EBAP – Botafogo, no Rio de Janeiro e é autor da monografia “Os impactos da internet no varejo automotivo nacional”.

Carreira
Como diretor do maior grupo empresarial de varejo da década de oitenta no Brasil, Evaldo Costa passou por várias funções de vendas. Trabalhou nas cidades de Porto Alegre, Maringá, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Contagem, Salvador, Recife, Fortaleza, João Pessoa, Belém e Manaus.

Em 1993 fundou o Instituto das Concessionárias do Brasil – ICBR, onde presta serviços ao setor automotivo. Em 2006 foi credenciado Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute - Califórnia. Evaldo Costa participou em mais de trinta conferências no exterior, em especial, nos Estados Unidos.

Mantém programa de viagens ao exterior para a prática do de benchmarking prospecção novas oportu nidades de negócios. Como líder de grupo de empresários e executivos brasileiros já visitou mais de quarenta países. Os eventos mais visitados foram: Canton Fair - China, Feira de Hanover na Alemanha, Dealers Association Congress – Moscow, National Retail Federation - NRF, National Automobile Dealers Association – NADA, National Independent Automobile Dealers Association – NIADA, Estados Unidos, Salão Internacional do Automóve, Índia Auto Summit, New Déli  e vários outros.

É coach especialista em vendas (com foco no setor automobilístico) e realiza palestras em diversos lugares do Brasil e do exterior. Foi conferencista no sixth Autosummit - convenção dos concessionários da India, realizado pela FADA – Federation Of Automobile Dealers Associations, nos dias 8 e 9/01/2010, em New Delhi. Já fez palestra nos Estados Unidos.

Cursos & Seminários:
  • Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil - 2001;
  • Bacharel em Direito, Rio de Janeiro, RJ, Brasil – 1999;
  • Bacharel em Ciências Contábeis, Rio de Janeiro, RJ, Brasil -1981;
  • Coach credenciado pelo ICI - Integrated Coaching Institute – Califórnia, USA - 2007;
  • Avatar Course, Orlando, Flórida, USA – 2009;
  • Get Motivated seminar, Huntsville, Alabama, USA - 2009;
  • The Automotive Dealership Quest For Excellent Customer Service - Disney Style - Gard Sutton & Associates, Inc - Newport Beach - Flórida – USA – 1992;
  • O Novo Código da PNL – Movendo o Mundo – John Grinder e Carmen Bostic St. Clair – Costa do Sauípe – BA – Brasil - 2009;
  • Practitioner em PNL, Campinas, São Paulo, SP, Brasil – 2010;
  • Cross Culture Course – University of Pennsylvania, Philadelphia, Pennsylvania, USA – 2011;
  • Master Practitioner em PNL, Rio de Janeiro, RJ, Brasil – 2012;
  • Persuasion Engineering – Richard Bandler, Orlando, Flórida, USA – 2012.
Atividades de escritor:
Estilo Literário/Obras: É autor e co-autor dos livros:
1-   “Como Garantir Três Vendas Extras por Dia” pela Editora Campus/ Elsevier;
2-   “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”;
3-   “Gigante das Vendas” (co-autor) da editora Quantum;
4-   “Ser + em Vendas” (co-autor), Editora Ser Mais;
5-   “Ser + em RH (co-autor), Editora Ser Mais.

Conta com mais de quatro mil publicações em jornais e revistas, como HSM, Venda Mais, Vencer, sendo um dos mais lidos da revista Cliente SA, além de ser atual articulista do site da revista Móbile, do site O Gerente, do Portal da Administração, do site do Empreendedor, Ser Mais, Revista Única, Jornal Brasil entre outros.

Atividades como professor:
Foi professor convidado das seguintes instituições:
·         Fundação Getúlio Vargas – EBAPE – 2000 a 2002 – Curso Setor Automotivo coord. Profª. Déborah
·         Universidade Cândido Mendes -1999 e 2000
·         Universidade de administração – UNA – Belo Horizonte - 1996 a 1998
·         PUC – Curitiba – PR - 1999
·         Universidade do Estado do Paraná – Londrina - 1998
·         Faculdade Armanda Álvares Penteado – São Paulo – 1996 a 1998
·         Professor contratado da Universidade Carioca – Unicarioca no período de 1998a 2002.




Depoimentos
Especialistas dão seus depoimentos sobre Evaldo Costa


"Falar sobre uma pessoa, principalmente quando é amigo, é prazeroso! Mas, falar do Evaldo, é dignificante, faço-o com orgulho: Evaldo não é um consultor, escritor, professor “normal”, somente com formação didática. Evaldo foi “forjado” do lado de cá, com muita luta, muitos desafios, alguns extremamente árduos, e ele os superou um a um. Alguns deixaram marcas profundas, e a seu lado, participei deles, ora como integrante, ora como observador. Nesses momentos, você conhece o caráter de um homem, sua lealdade e competência, e é isso o que Evaldo Costa passa em suas palestras, livros e conferências: a vivência, o dia a dia, exercidos em toda a sua plenitude.”

Ivan CostaPresidente grupo Dicasa veículos
Presidente grupo Vemasa veículos
Vice-Presidente Bracaf Nacional - Associação Brasileira dos Concessionários FiatDiretor do Sincodiv - Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Automotores do Estado do Rio de Janeiro



“A profissão de vendedor, ou consultor de vendas é, sem duvida, uma das que melhor remunera e permite aos bens sucedidos terem um excelente padrão de vida para si e para sua família, proporcionando um sentimento de realização  e satisfação pessoal. Ela gera ganhos até maiores que outras profissões que exigem 5, 6 e até 10 anos de estudos, muita dedicação e investimento de muito de seu tempo livre para tornar-se um profissional engenheiro, advogado ou médico.
Entretanto, o que se verifica na prática, é que, os profissionais de vendas investem, proporcionalmente, pouco tempo em sua formação e aperfeiçoamento permanente quando comparados com outras atividades.
A leitura deste livro do Evaldo Costa, é um convite reflexivo para uma mudança de atitude e saída de uma zona de aparente conforto. Ele nos ensina e estimula, de uma forma didática e prática, como nos instrumentalizar  profissionalmente, incorporando processos, pró-atividade, disciplina, autoconfiança, atitudes, como criar empatia e outras centenas de dicas e técnicas, que, uma vez incorporadas, certamente, contribuirão para o seu crescimento profissional.
Invista seu tempo lendo seus capítulos.
Mantenha este livro sempre ao alcance da mão para eventuais releituras. Tenha certeza que você estará aplicando o seu tempo a uma excelente taxa de retorno para o seu presente e futuro”.
Flavio A. MeneghettiEx Presidente da Abracaf – Associação  Brasileira dos Concessionários Fiat
Presidente do Grupo Marajó – Londrina

Ex Presidente Sincovave – Sindicato do Comercio Varejista de Londrina
Vice Presidente da Fenabrave – Federação Nacional de Distribuidores de Veículos Automotores.



“Estamos em uma época, em que o ensino das boas técnicas de Vendas corre o risco de ficar ofuscada pela purpurina de um Marketing vistoso, mas de eficácia duvidosa. Evaldo Costa, em seu livro “Como garantir três vendas extras por dia” resgata, com maestria, a disciplina da Venda, revelando as técnicas dessa arte com relevância prática, mas também com profundidade acadêmica. E ele, é uma das raras pessoas que tem credibilidade para tanto porque reúne três fatores chave: conhecimento da teoria com a qual obteve o seu Mestrado, visão de exemplos bons e ruins graças a sua prática como Consultor, e tem a experiência prática adquirida em uma carreira profissional de sucesso. Eu só posso recomendar, fortemente, a leitura deste livro a todos, iniciantes ou profissionais confirmados que militam na área de vendas”.
Ricardo Costin
Presidente – Concessionárias Anjou, Bordeaux e Suécia Motors.
Ex – Presidente da ABRACOP, Associação Brasileira das Concessionárias Peugeot.
Diretor da Fenabrave-MG.



“Evaldo Costa, um expert no ramo de varejo de Concessionárias, com vasta experiência em Congressos, Seminários Nacionais e Internacionais, consegue neste livro, transmitir seus conhecimentos de como fidelizar e encantar seus clientes.
Sendo de muito valor as técnicas de vendas por ele explanadas, se absorvidas por seus leitores, poderão atingir muito mais que 3 vendas extras por dia com excelência no atendimento e na fidelização do cliente.
Com o questionário no final de cada capítulo, o leitor poderá testar seus conhecimentos ante conteúdo lido, para assim aprimorar suas técnicas e seu atendimento quanto aos seus clientes. Recomendo o livro a todos que buscam o aprimoramento profissional para alcançar o sucesso.”
Augusto César Oliveira
Ex-Diretor ABRADES
Ex-Presidente CDL-Jovem
Ex-Diretor CJE
Diretor SINCODIV – DF
Presidente ABRACOP
Formado pelo College of Charleston in the State of South Carolina
Proprietário das Concessionárias Peugeot e Subaru em Brasília - DF.



“Conheço Evaldo Costa há mais de 20 anos. Somos amigos e companheiros de muitas lutas. Administrador competente e especialista em vendas, é conhecedor e estudioso profundo das técnicas inovadoras da teoria e prática de venda de qualquer natureza. Ao nos presentear com este importante exemplar, ele ensina-nos como vender mais utilizando técnicas básicas, porém modernas, de vendas, em uma linguagem simples, objetiva e de fácil compreensão. Suas experiências e seu desejo de contribuir para o sucesso de quem tramita nesse difícil segmento o credenciam para escrever sobre o tema.
Os oito capítulos do livro são recheados de exercícios práticos e dicas que deverão ser observadas e colocadas em prática diariamente, por todos que desejarem superar suas metas e “garantir três vendas extras por dia”.
José Ildeumar Soares Pereira
Distribuidor Ford - Montes Claros/Mg
Presidente Abradif - Regional BH
Ex-Presidente Sincodiv-Mg
Ex-Diretor Fenabrave





1- Missões - Técnicas pelo Mundo

2- Evaldo Costa - Treinamento

3- Motivação para o Sucesso

4- Evaldo Costa – Inglês India

5- Motivação

6- Empresas de Sucesso