21 de fev. de 2010

O segredo da motivação

Você consegue manter-se continuamente motivado ou começa com todo o “gás” e com o tempo perde a motivação? Pois bem, é assim que a maioria se comporta diante de projetos e desafios. Muitos começam um curso de idioma e antes da metade desistem. Outros iniciam um regime e logo deixam de lado. O que não faltam são projetos não concluídos por falta de motivação.

Aliás, é assim também no amor. Muitos casais começam com todo o gás para em seguida trilhar caminhos diferentes. O que faltou? O amor acabou? Não! Muitos continuam amando-se, mas, não tem o mesmo entusiasmo de antes para manter o relacionamento.

A verdade é que a motivação não é algo externo. Não que não precisamos de ações motivacionais, como assistir a um vídeo, palestra, palavra de incentivo... para levantar a nossa moral. O que quero dizer, é que a motivação é inerente ao ser humano. Ela existe dentro de cada um de nós. Tudo o que precisamos fazer é cuidar dela como cuidamos do nosso corpo.

Portanto, a motivação faz parte de nosso organismo. É como se fosse, por exemplo, os nossos dentes. Precisamos cuidar deles diariamente se desejamos mantê-los saudáveis. Recentemente, ao final de uma palestra um participante aproximou-se de mim e disse: “Sr. Evaldo Costa, adorei a sua palestra, só que é uma pena que a motivação dura alguns dias e depois acaba”.

Daí, respondi: “o banho, também, não dura muito. E é justamente por esta razão que eu recomendo tomar banho todos os dias”.

Pense nisso e ótima semana,

Nenhum comentário: