30 de jan. de 2010

Mumbai a capital econômica e cultural da Índia

A primeira parada foi Mumbai. Os indianos consideram a cidade como sendo a mais importante economicamente. Para eles, Nova Delhi é a capital política e Mumbai a econômica e culural. A ciadade é desenvolvida e bem interessante. Há muitos pontos turísticos para serem visitados. Um deles é a estação de trem com passagem, segundo eles, de mais de 200 mil pessoas diarimante. Realmente, pude comprovar que entrar para conhecê-la é um desafio e tanto.

Além das caminhadas pelo portal da India (Gateway of India), bem no coração da cidade, não se deve deixar de visitar a Elephanta Island (Ilha Elefanta em Portugês). A interessante travessia de barco leva uma hora até a ilha. Chegando lá pode-se pegar um trenzinho muito simpático que nos levará até o pé da montanha. De lá, é subir escadarias que parecem nunca terminar.


Quando pensávamos não ter mais fôlego, chegamos ao topo é comprovamos que a vista é encantadora e que a escalada vale cada degrau conquistado. As grutas, consideradas Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO em 1987, e escavadas pelo homem entre os anos 450 e 750 da nossa era, é um espetáculo a parte. Lá fica a deusa Shiva e sua história.

Cuidado mesmo é com os macacos que nos acompanham todo o tempo e podem no menor descuido apanhar objetos dos turistas. O que é motivo de muita diversão e zombaria quando algo assim acontece. Os comerciantes também são muito insistentes. Se você olha alguma coisa terá uma grande dor de cabeça para livrar-se deles sem comprar algo. Mas todos educados e gentis.

Nenhum comentário: