7 de set. de 2012

Artista paraplégica cria cadeira de rodas subaquática


A artista Sue Austin, paraplégica desde 1996, desenvolveu um novo conceito de cadeira de rodas. Ela criou uma cadeira motorizada flutuante para ser utilizada em provas aquáticas. Porém, como deficiente, ela sabia antes mesmo de criar que investir nessa empreitada não seria nada fácil, mas não desistiu.

"Quando começamos a conversar com as pessoas sobre [a cadeira de rodas subaquática], os engenheiros diziam que não funcionaria, que a cadeira entraria em rotação, não tinha sido desenhada para operar na água -- mas eu tinha certeza de que funcionaria", ela contou.  Finalmente, ela encontrou um modelo especial para mergulhadores portadores de deficiência e decidiu acoplar dois desses motores à cadeira.

Esta inovação faz parte do leque de atrações da Olimpíada cultural (série de eventos que acompanha os Jogos Paralímpicos 2012).

Desde que as Paralimpíadas iniciaram (em 29 de agosto), todos os holofotes e atenções foram voltados para esse esse grande espetáculo. Com isso, retomou-se  o assunto da acessibilidade de pessoas com deficiência. Agora, acessibilidade também no esporte.

Continue nos acompanhando. Fique por dentro de todas as notícias dos Jogos Paralímpicos2012.

Nenhum comentário: