2 de mai. de 2012

Qual o segredo do sucesso do time do Botafogo?

O que faz um time como o Botafogo chegar a quase metade do ano de 2012 sem perder? Qual o segredo do time que ganhou invicto e de forma convincente a Taça Rio contra uma grande equipe que é o Vasco da Gama? O que mais contribuiu para o Botafogo atropelar o seu adversário na final da Taça Rio? Como um time com sem grandes estrelas consegue contabilizar tão bons resultados a ponto de encher a torcida de orgulho?

Penso que o desempenho do Botafogo nestes quatro primeiros meses de 2012 revela qualidades que as pessoas e organizações, especialmente as que dependem de vendas para triunfar, podem e devem seguir.

Estamos falando de trabalho de equipe de qualidade superior. Todos por lá entendem que o adversário não é “a sua sombra” que fica no banco aguardando a sua oportunidade para entrar, e sim os seus times adversários.

Eles entenderam também, que o maior concorrente na competição não são os times que terão pela frente, e sim os jogadores dos times que enfrentarão. Eles sabem muito bem que precisam treinar duro, pois o sucesso a cada jogo depende do seu nível técnico e físico.

Sabem que precisam ser solícitos e unidos, pois a única forma do time vencer é doar-se incondicionalmente, cobrindo as falhas do companheiro como se fosse a sua obrigação. Ao final de cada jogo, não ficam em busca de culpados. Ao invés disso, procuram aprender as lições para não errar no mesmo ponto no próximo compromisso.

Entenderam que para ser um verdadeiro campeão é preciso ser humilde e respeitar todos os adversários, não importando o seu porte ou situação na competição.Tanto no esporte como em uma equipe de vendas, vence aquele que tem atitude de campeão e trabalha com entusiasmo, de forma direcionada e inteligente.

Earl Nightingale costumava afirmar que "uma grande attitude não é resultado do sucesso. O sucesso é o resultado de uma grande attitude.” Parabéns ao time do Botafogo e todas as demais equipes que sabem que a vitória não é obra do acaso.

Pense nisso e ótima semana!


Nenhum comentário: