20 de ago. de 2010

Pare de choramingar e faça alguma coisa útil



Muitos profissionais de vendas vivem queixando-se de dificuldades. Quando o mercado está aquecido é só alegria, e as festas, para comemorar os bons resultados, são fartas e divertidas. Porém, quando as vendas desaquecem, todos se apressam em encontrar motivos e culpados. Daí as desculpas mais comuns são: o produto já não é mais o mesmo; faltam promoções, o preço está desalinhado, novos concorrentes estão abocanhando o nosso mercado, as condições de trabalho não são as ideais, etc.

Ao invés de choramingar, deveriam buscar respostas para as seguintes questões:

1- Objetivo pessoal de vendas - quantas vendas você tem potencial versus quantas vendas você precisa? Quantas vendas têm efetuado o melhor vendedor da loja e quantas vendas você tem feito?
2 – Prospecção - Quantas prospecções diárias você tem contabilizado? Que ações têm adotado para prospectar mais clientes?
3 - Vendas – Qual é a participação de clientes antigos e indicações em suas vendas? Você está vendendo mais para os compradores da loja ou para os seus próprios fregueses?
4 – Empatia - O que você tem feito para ajudar o seu cliente? Por que ele deve comprar de você e não de outros vendedores?
5 – Proatividade - Por que o seu desempenho não foi o ideal? O que você fará no próximo mês para conseguir aumentar o volume de suas vendas?

Pense nisso e ótima semana,

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